sensores de injeção eletronica
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Sensores de Injeção Eletrônica e Diagnósticos
Suelen Cristina da Silva Ribeiro
Wendel Malkowski
Prof. Nelson Stenger
ST2MTE1 – MÁQUINAS TÉRMICAS I
JOINVILLE
Novembro/2013
1 Injeção eletrônica
A injeção eletrônica é um sistema não acionado pelo motor, comandado eletronicamente, que dosa o combustível, controlando assim a mistura ar-combustível em função das necessidades imediatas do motor. A finalidade é dar equilíbrio de funcionamento ao motor proporcionando maior desempenho, menor consumo, menor emissão de gases poluente entre outros benefícios. Os sensores da injeção eletrônica são os responsáveis por transformarem os sinais mecânicos ou físicos em sinais elétricos. Abaixo são apresentados alguns desses sensores e suas finalidades.
2 Sensores da Injeção eletrônica
2.1 Sensor de detonação
Esse sensor fica no bloco do motor, ele converte as vibrações do motor em sinais elétricos. Através dos sinais medidos é possível fazer com que o motor funcione com o ponto de ignição o mais adiantado possível, conseguindo maior potência sem prejuízos para o motor.
Fonte [Catálogo bosh]
2.2 Sensor de temperatura da água
Esse sensor mede a temperatura do líquido de arrefecimento, sendo assim é possível saber a temperatura do motor em qualquer regime de funcionamento. Através dessa medida, juntamente com a de outros sensores é possível determinar a quantidade de combustível adequada para cada momento.
Fonte [1]
2.3 Sensor de temperatura do ar
Esse sensor tem como função medir a temperatura do ar admitido pelo motor.
Fonte [1]
2.4 Sensor de posição (rpm)
O sensor de rotação, também chamado de sensor de posição do cilindro fica posicionado para ler uma polia dentada. O pulso de tensão gerado ao passar por cada dente serve como referência para calcular a rotação do motor e também indicar a posição exata do cilindro.