ñ sei
A convergência de placas ocorre quando duas placas se deslocam na direção uma da outra, acabando por colidir. Ascolisões podem ocorrer entre uma placa oceânica e uma placa continental, entre duas placas oceânicas, entre duascontinentais, e entre uma placa mista e uma placa continental.
A crosta oceânica é mais densa que a crosta continental e a diferença de densidade é determinante dos fenómenos queocorrem na colisão. Quando uma placa oceânica colide com uma placa continental, a placa oceânica, como é maisdensa, mergulha por baixo da placa continental. Este processo denomina-se subducção. Quando ocorre a subducçãopodem ocorrer também sismos de focos profundos, fenómenos de vulcanismo ou formação de montanhas.
A subducção ocorre também quando há colisão entre duas placas oceânicas. Quando tal acontece, a placa mais antiga,que é a mais densa, mergulha no manto por baixo da placa mais recente. Se se formar magma, este origina vulcõessubmarinos que, atingindo a superfície, podem originar arcos-ilhas ao longo da zona de subducção.
Quando a colisão ocorre entre duas placas continentais pode não ocorrer subducção. Nestas circunstâncias da colisãoresultam enrugamentos que podem, na zona de colisão, originar cadeias montanhosas.
Quando ocorre a convergência de uma placa mista com uma placa continental a parte oceânica submerge até queocorra a subducção total da parte oceânica da placa mista.
placas divergentes
As placas divergentes são placas que se deslocam afastando-se uma da outra.o espaço produzido por este afastamento é preenchido com novo material crustal, de origem magmática.
A litosfera está dividida em sete grandes placas e outras mais pequenas. As placas deslocam-se cada uma com direçãodiferente da sua placa adjacente. As placas divergentes tanto se encontram nas zonas oceânicas como nascontinentais.
limite conservativo
Zona limite das placas litosféricas onde não ocorre nem a formação nem a destruição de litosfera. O