Sensores automotivos
Sensores e atuadores nos automóveis:
1. Sensores:
Sensores são componentes do sistema de injeção eletrônica, que espalhados pelo motor, são responsáveis por enviar importantes informações à central eletrônica.
Podendo citar entre os mais comuns:
▪ Sensor de oxigênio (mais conhecido como Sonda Lambda):
Está localizado no escapamento do veículo, sua função é informar para a Central Eletrônica como está a queima do combustível no interior do motor, se a mistura está rica (com excesso de combustível), ou se a mistura está pobre (com pouco combustível). E através destas informações a Central Eletrônica vai controlando a quantidade de combustível injetada no motor, fazendo com que o resultado do funcionamento do motor seja otimizado.
▪ Sensor integrado (que tem sensor de temperatura do ar e MAP juntos):
São os sensores de temperatura do ar e MAP unificados em um único componente
▪ Sensor de temperatura do ar:
Está localizado nas tubulações da tomada de ar para o interior do motor, e sua função é informar para a Central eletrônica qual a temperatura do ar admitido pelo motor.
▪ Sensor de temperatura da água:
Está localizado nas tubulações de água junto ao motor, no sistema de arrefecimento, e sua função como o próprio nome diz, é informar para a Central Eletrônica qual a temperatura da água do motor.
▪ Sensor de posição da borboleta ou potenciômetro:
Está localizado junto da borboleta de aceleração do motor, e sua função é informar para a Central Eletrônica qual o ângulo de abertura da mesma, ou seja, o quanto o motorista está acelerando o motor.
▪ Sensor de rotação:
Geralmente localizado no eixo virabrequim do motor, tem a função de informar para a Central Eletrônica qual é a rotação do motor (RPM) e a posição do eixo virabrequim.
▪ Sensor Hall:
Geralmente localizado dentro do distribuidor, também tem a função de informar qual é a rotação do motor (RPM) e a posição do eixo