Extensiometro
A Nanotecnologia dividi-se em seis areas. Nanomateriais, Nanoeletrônica, Nanofotônica, Nanobiotecnologia, Nanoenergia e Nanoambiente.
NANOMATERIAIS:
Definem-se nanomateriais como os materiais com componentes estruturados menores que 100 nm, tais como nanofios, nanotubos, nanopartículas (como coloides e pontos quânticos), materiais nanocristalinos e grãos nanométricos. Tais materiais apresentam propriedades físicas e químicas completamente diferentes das apresentadas por sólidos macroscópicos e mesmo microscópicos. A investigação dessas novas propriedades e das aplicações associadas constitui uma das áreas de pesquisa mais promissoras da atualidade. As nanociências e as nanotecnologias, de fato, poderão ser usadas para tornar os materiais mais resistentes, fortes e leves. Uma análise mais detalhada revela que tanto os diferentes metais quanto as cerâmicas são constituídos por um ajuntamento estrutural específico de grãos de tamanhos microscópicos e nanoscópicos34. As propriedades mecânicas desses materiais dependem significativamente do tamanho e da disposição espacial desses grãos.
A Nanomateriais está dividida nos seguintes tópicos associados:
* T1a (Nanomateriais estruturais).
Compreendem uma ampla classe de nanomateriais criados, por exemplo, pela introdução de nanopartículas e outros nanobjetos em um meio macroscópico. A estrutura em nanoescala altera as propriedades dos meios macroscópicos.
Setores impactados: Aeronáutico; automotivo; têxtil; couro e calçados; plásticos; celulose e papel; petróleo; construção civil e defesa. * T1b (Nanobjetos e materiais nanoestruturados (nanofios, nanotubos, nanopartículas)).
Referem-se a objetos construídos em nanoescala que podem ser funcionalizados para aplicações específicas.
Nota: esse tópico foi subdividido em:
T1b1 – nanofios e nanotubos;
T1b2 – nanopartículas,
T1b3 – nanobjetos replicando a natureza.
Setores impactados: Fabricação de produtos químicos (insumos