Seleção de pessoal
Essas atividades têm como objetivo estabelecer uma ligação entre mercado de trabalho e a empresa, na procura de novos recursos humanos.
Recrutamento:
É um conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para vagas existentes no mercado de trabalho. As formas de recrutamentos podem ser internos e externos.
Recrutamento Interno:
O recrutamento interno é aquele que visa dar oportunidade aos próprios colaboradores da organização, fazendo a divulgação das vagas em aberto que é informada por meio de comunicação através de cartazes, em toldos os quadros de avisos da empresa, com as características exigidas pelo cargo, solicitando aos interessados que compareçam ao setor de recrutamento para cadastra-se as vagas oferecidas.
Recrutamento Externo:
É aquele processo que vai buscar os colaboradores fora das dependências da organização com novos conhecimentos e novas experiências. Neste caso os candidatos externos são os preferidos e sua divulgação pode ser através de : * Anúncios em jornais, revistas; * Contatos com escolas, universidades; * Agencias de empregos; * Indicação de funcionários.
Recrutamento Misto:
Este é a união dos recrutamentos internos e externos que vem valorizar a procura do capital humano dentro da própria organização ou no ambiente externo.
Seleção de Pessoas:
É o processo de escolher e classificar os candidatos adequados a vaga existente, ou seja, é aquele que apresenta melhores condições de se ajustar a empresa e ao cargo e apresentar um bom resultado. Neste processo são utilizados vários métodos que podem ser: * Triagem de currículos – checar as informações contidas no documento e verificar se o candidato tem condições de ser aproveitado. * Entrevista – observar o candidato e checar as informações do currículo, obter informações sobre experiências anteriores, seus objetivos futuros e aptidões. Neste também podemos obter dados sobre traços