Sigilo profissional
Apreender
conceitos
relacionados
com a responsabilidade e o sigilo profissional.
Responsabilidade
A responsabilidade refere-se à obrigação que o indivíduo tem em dar conta dos seus actos e suportar as consequências dele.
Um indivíduo responsável é aquele que age com conhecimento e liberdade suficiente para com os seus actos possam ser considerados como dignos, devendo responder por eles, é ainda um indivíduo que dentro de um grupo pode tomar decisões.
Cont.
A relação entre o profissional/cliente recai na forma como o profissional deve tratar o cliente, com respeito, como uma pessoa que tem o direito de tomar as suas decisões de ter auto-determinação e que merece a defesa ou a confidencialidade das suas informações.
Cont.
É através dos princípios de respeito, de liberdade, de justiça, etc., expressos nos Direitos do Homem, que vamos chegar à pertinência do que é o sigilo profissional ou o segredo profissional.
- Juramento de Hipócrates – “Tudo o que vir e ouvir no
exercício da minha profissão e no comércio da vida comum e que não deva ser divulgado conservar-se-á como segredo.” - Juramento de Asaph – “Não revelareis os segredos que vos tenham sido confiados.” - Declaração de Genebra – “Respeitarei o segredo que me foi
confiado.”
Significado/Raízes
Sigilo: do lat. Sigillum - selo, sinal, marca pequena o que não pode ou não deve ser revelado - segredo
Segredo : do lat. Secretus - particular
Informação, conhecimento a que apenas alguns devem ter acesso e que o seu detentor não deve revelar
Confidencial : do lat. Confidentia - confiança que é secreto, reservado; que tem carácter privado, íntimo; relativo a confidência.
O sigilo profissional pode, genericamente, ser configurado como uma obrigação de guardar reserva quanto a todos os factos cujo conhecimento advenha do desempenho de funções ou prestação de serviços próprios de uma profissão ou actividade.
Cont.
Dever ético de não revelar facto
ou