Seleção de pessoal
Porém, com todas estas ferramentas, a empresa não estará capacitada para desafiar e vencer a concorrência. O calcanhar-de-aquiles das organizações – o seu principal ponto nevrálgico – é a qualidade das pessoas que nela trabalham.
São as pessoas que lidam com a tecnologia, criam e utilizam processos de trabalho, compõem a estrutura organizacional, fazem produtos e serviços e atendem os clientes. São elas que proporcionam produtividade, qualidade e competitividade para as organizações. Sem as pessoas, as organizações não funcionam. Sem as pessoas, não há dinâmica organizacional, nem resultados e nem sucesso. A competitividade organizacional depende das competências das pessoas.
As organizações estão sempre agregando novas pessoas para integrarem seus quadros, seja para substituir funcionários que se desligaram, seja para ampliar o quadro de pessoal em épocas de crescimento e expansão. Quando elas perdem funcionários e precisam substitui-los ou quando crescem e sua expansão requer mais pessoas para tocar as atividades, ocorre o processo de agregar pessoas.
A Seleção de Pessoas integra o processo de agregar pessoas e funcionalogoapósorecrutamento.Ambos,oRecrutamento (assunto de nossas aulas 5 e 6) e a Seleção de Pessoas, fazem parte de um mesmo processo: a introdução de novos elementos humanos na organização.
Enquanto o Recrutamento é uma atividade de atração, divulgação e comunicação – portanto, uma atividade tipicamente positiva e convidativa – a Seleção é, ao contrário, uma atividade de escolha, de classificação e de decisão e, portanto, restritiva e obstativa (possui obstáculos).
O conceito de Seleção de Pessoas
A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro, que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam