Seleção de pessoal
3 – Escolha das Técnicas de Seleção ( continuação)
DRAMATIZAÇÃO
Essa técnica consiste na representação de situações que simulam o cotidiano de trabalho. Nesse caso os candidatos representam personagens em situações de liderança, de conflito, de decisão, etc. Os candidatos atuam como se fossem determinada pessoa dentro de uma organização específica, como o gerente de recursos humanos. A tarefa é lidar com um problema ou uma situação, como o aconselhamento de um funcionário problemático ou resolver questões com um consumidor irritado. Os avaliadores classificam cada avaliado em cada dimensão por meio da observação do comportamento e também pela revisão do material produzido durante os exercícios.
ANÁLISE GRAFOLÓGICA
É um método de utilização prática que serve para conhecer características pessoais bem como a evolução da personalidade de qualquer pessoa. O teste grafológico só pode ser aplicado por profissionais da psicologia. Cada movimento da escrita simboliza o comportamento pessoal.
Grafologia é a ciência que estuda a personalidade através da escrita. A análise grafológica é colhida através de uma folha sulfite que deve conter no mínimo vinte linhas escritas com caneta esferográfica de ponta grossa em letra cursiva. Para o Grafólogo, pouco importa o que está escrito, pois não é o conteúdo que é analisado e sim os símbolos gráficos.
A credibilidade da grafologia se dá pelo fato de que escrever é um ato inconsciente (psicomotor) portanto, não é passível de ser manipulado, revelando-se então uma das técnicas mais assertivas (85%), comparada a outros testes de personalidade (Wartegg, HTP, etc.) .
O que exatamente é avaliado na Grafologia? A Grafologia analisa aspectos profundos de personalidade, tipo de inteligência e caráter. O interessante da análise é que através dela é possível detectar capacidade de liderança, potencialidades, habilidade artística, tendência a roubo, tipo de raciocínio, sinceridade, interação com o meio,