Segundo Piaget
Com suas descobertas nos deixou grandes heranças sobre o desenvolvimento à inteligência dos seres humanos, Piaget desenvolveu o estudo da teoria conhecida como Epistemologia genética, que explica o desenvolvimento mental do ser humano em seus pensamentos. linguagens e afetividades,ele afirma também que a lógica de pensamento de uma criança é oposta a de um adulto.
Com isso Piaget identificou quatro estágios no processo de evolução mental de uma criança,sendo elas:
1 – Sensório-motor , que se inicia desde o nascimento ao 18° mês de vida onde a criança busca o controle motor e o aprendizado sobre os objetos que as rodeiam, adquirindo o conhecimento através de suas próprias ações.
2 – Pré-operatório, que se inicia nos 18º meses e se estende aos 8 anos de idade,onde a criança já busca adquirir a habilidade verbal,nomeando objetos e raciocinando intuitivamente,porém ainda não domina operações fundamentais.
3 – Operatório concreto que se aplica entre 8 e 12 anos, onde a criança passa a lidar com conceitos abstratos,como números e relacionados,está é a fase onde a criança desperta a habilidade de solucionar problemas concretos.
4 – Operatório formal dos 12 aos 15 anos, onde a criança começa a raciocinar de forma lógica e sistemática,com isso ela desenvolve a habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato. Está é uma fase de transição onde se desperta o modo adulto de pensar;
Piaget sempre foi crucial em busca do conhecimento chegando então aos conceitos de assimilação e acomodação. Segundo ele assimilação significa o contato de uma pessoa com o meio e os objetos. Retirando então desses objetos algumas informações cujas quais são fixadas, porque existe uma organização mental. Logo ele vincula assimilação à interpretação.
Entrando no conceito de acomodação, segundo Piaget significa organização mental ,a capacidade do ser humano de se modificar para se adaptar as particularidades do objeto. O