A criança segundo Piaget
Atividade 1
Cabe ao professor a responsabilidade de criar situações mais adequadas para motivar a criança, desafiando-a em sua inteligência.
O professor é o promotor das atuações e das descobertas infantis. È por meio das próprias experiências e do processo de aprendizagem que a criança constrói conhecimentos. Nesta ótica, a pratica pedagógica do professor se orienta no sentido de promover a atuação infantil.
O professor desfia a criança cognitivamente dando a oportunidade de descobrir conceitos e noções por meio da exploração ativa do ambiente e dos objetos de que dispõem no espaço escolar.
O professor insere o jogo, o faz-de-conta e a ludicidade no cotidiano de sala de aula. Neste sentido, o jogo simbólico, com sua linguagem lúdica, por meio das brincadeiras, e do faz-de-conta, apresenta-se como um meio que a criança dispõe para satisfazer suas necessidades e conseqüentemente, manter o seu equilíbrio intelectual e afetivo.
O professor é o promotor das trocas entre os pares. Os jogos, as brincadeiras e as atividades em grupo favorecem as trocas intelectuais, possibilitando à criança distinguir o ponto de vista dos outros do seu, o que a ajuda a coordenar o seu próprio ponto de vista.
O professor realiza uma avaliação inicial de seus alunos no começo do ano e outras periódicas no transcorrer do ano letivo. Essa pratica irá orientar a realização de um planejamento flexível, que possibilite ao docente realizar atividades centradas na criança, que respeitam seu nível de desenvolvimento cognitivo, ao mesmo tempo em que apresentam novos desafios.
Referências:
SEBER, M.G. Como a inteligência se desenvolve. In: ________. Construção da inteligência pela criança. Atividades do período pré-operatório. 2.ed. São Paulo:Editora Scipione,1991.