Revisão Teórica
Esse trabalho tem como principal objetivo fazer uma análise sobre o cenário da Administração Financeira no contexto mundial, nacional e municipal do país. Como essa questão é tratada dentro das empresas privadas e nos órgão públicos.
A metodologia utilizada para o cumprimento dos relatórios e do estágio, foi a pesquisa bibliográfica, consultando vários autores teóricos da área, bem como pesquisa em sites relacionados ao assunto e levantamento de dados e aspectos relacionados ao assunto, feitos dentro da Câmara Municipal de Jateí-MS.
A escolha da área temática deu-se por um desejo de aprofundamento na área de Administração Financeira, relacionada mais especificamente com o Balanço Patrimonial e descobrir como essa questão reflete na posição financeira de empresas privadas e órgãos públicos.
Constam também desse trabalho, uma análise das características do ambiente onde o estágio foi realizado, da região onde a organização está inserida, o contexto econômico, político e social do país no instante da realização do estágio, as referências utilizadas, a ficha de estágio, a declaração de finalização do mesmo e a revisão teórica.
2 REVISÃO TEÓRICA
2.1 QUAL É A FUNÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO?
Em um mundo globalizado, com uma economia cada vez mais competitiva, a atuação desse profissional tornar-se cada dia mais importante no processo que garantirá o sucesso e até mesmo a sobrevivência de uma empresa.
A figura do administrador de empresas é algo primordial no processo vital e dinâmico, dentro de qualquer organização. Sem ele, aquilo que é chamado de “recursos de produção” permanece somente como recursos e nunca virá a tornar-se efetivamente produção.
Administradores competentes fazem parte desse processo, quando conseguem demonstrar qualidade na sua atuação, constituindo a única vantagem efetiva dentro de uma organização que queira estar inserida nessa competição.
Por ser um órgão da sociedade, voltado