Estilos de maquiagem dos anos 40
Os cosméticos têm evoluído na composição química e aplicação desde o tempo dos antigos egípcios, gregos e romanos. Por volta da década de 30, os cosméticos não eram mais limitados aos ricos. Como as mulheres queriam se parecer com as estrelas de cinema dos anos 40, Max Factor, Helena Rubenstein e Elizabeth Arden ofereceram a elas uma variedade de estilos e qualidade.
Pós e rouge
O objetivo era fazer um composto que tivesse uma cor bem viva e com tom de rosa. Para fazer isso, foi usado uma base um pouco mais escura e um pó levemente mais claro. Os rouges de tons de vermelho, rosa, magenta e rosa escuros completaram o visual.
Olhos e sobrancelhas
Os tons castanhos escuros e pretos acentuavam os cílios das mulheres. Era usado um pincel fino para passar delineador. As sombras suaves em tons de cinza e marrom criavam o visual suave e esfumado do estilo da década de 40. Os formatos das sobrancelhas eram mantidos ao natural, mas elas eram feitas para mantê-las com uma aparência limpa.
Batons
Todos os tons de vermelho, incluindo os claros brilhantes, cereja, rosados e vermelho fogo eram usados pelas mulheres. Havia duas combinações de cores diferentes para os batons. Apesar das cores, a intenção era manter a aparência natural. Tanto antes quanto agora, a busca é que os lábios parecessem preenchidos e macios. Passava-se bastante batom no lábio superior, inclusive um pouco mais acima dele. Os tons naturais como o vermelho, vermelho fogo e framboesa eram utilizados para dar uma aparência mais natural. Já as cores vermelho cereja, sangue e vermelhão eram usadas para criar um contraste.
Esmaltes
Uma grande variedade de cores estava ao dispor das mulheres nos anos 40, para combinar com o estilo das roupas e acessórios. De acordo com o site www.return2style.com, as combinações azul/vermelhos, marrom/vermelhos, vermelho claro, amarelo mostarda, preto, azul marinho, ameixa e malva eram as favoritas das mulheres. Assim como as unhas