Cronologia da Maquiagem
Usavam para dar efeitos aos olhos o pó de Khol que é produto de uma espécie de poeira preta condensada do qual é feito o Kajal. Produto esse, que era natural e fabricado pelos próprios egípcios, no entanto esse produto contém muito chumbo em sua composição, tornando-se prejudicial a pele e a saúde.
Cleópatra embora fosse a rainha do Egito, não corriam em suas veias nem se quer uma gota de sangue egípcio.
Além do pó Khol nas pálpebras, Cleópatra tomava banho de leite e usava argila no rosto.Sempre procurou todos os recursos possíveis e disponíveis no Egito para melhorar ainda mais a sua aparência.
Roma e Grécia Tanto as mulheres romanas quanto as gregas, associavam a beleza à saúde. Assim além dos banhos frequentes e tratamento de pele com óleos vegetais, a maquiagem era presente no cotidiano de ambas para realçar a beleza e parecerem mais saudáveis. A maquiagem romana era extravagante. As romanas eram muito mais preocupadas com a beleza facial e o uso de maquiagem no rosto e joias era frequente.
Maquiagem carregada
Uso de corantes para destacar os lábios
Pós para clarear a pele e pós coloridos para as pálpebras.
As gregas usavam maquiagens mais naturais que as romanas, porém usavam os mesmos produtos. Muitos dos produtos de beleza foram inventados pelos gregos.
Invenção do “rouge” (mistura de pigmentos vegetais vermelhos com gordura para aplicar nas bochechas)
Uso de carvão e terracota para realçar as sobrancelhas
Mistura de óleo de amêndoas, bórax e pigmentos de dióxido de titânio como base facial.
Uso de cortiça queimada nos cílios a fim de deixá-los escuros.
IdadeMédia
Os chineses inventaram o pó-de-arroz. No Japão, entre os séculos IX ao XII, período de Heian, utilizavam um pó espesso e