Apresentação de estilistas couture e pret-a-porter
Nasceu em Granville na França, no dia 21 de janeiro de 1905. Sua primeira coleção foi apresentada no dia 12 de fevereiro de 1947 e causou fervor entre a imprensa. Aquele homem tímido e educado havia criado o eterno "New Look". E seu nome virou sinônimo de sofisticação e elegância no luxuoso mundo da alta-costura.
Em sua primeira coleção, Dior muda todo o conceito de praticidade e simplicidade das roupas femininas, até então uma necessidade dos tempos difíceis e a tendência de moda criada por Chanel. Porém, após tantos anos de restrições, a mulher necessitava se sentir novamente feminina e ansiava pela elegância e o luxo perdidos. Os modelos eram extremamente femininos, luxuosos, sofisticados e elegantes, inspirados na moda da segunda metade do século XIX, vestidos e saias mais longos e amplos, o busto mais acentuado e a cintura bem marcada.
Era uma ousadia aquela proposta tão luxuosa para a Europa que acabava de sair da Segunda Guerra. Nunca um estilo de roupa chegara tão rápidos às ruas. Mulheres de toda a parte do mundo copiaram seus modelos.
O modelo que se tornou o símbolo do "New Look" foi o tailleur Bar, um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos tornozelos (40cm acima do chão). Acessórios como luvas, sapatos de saltos altos e chapéu completavam o figurino impecável. Com essa imagem de glamour, estava definido o padrão nos anos 50.
Em 1955, a Dior aderiu aos vestidos em linha A, o chamado formato trapézio, que mais tarde definiria o estilo Mod, dos anos 1960. Mas o tailleur Bar continuou bem vivo. Ultrapassou a barreira do tempo, influenciou a moda dos anos 1950 e 60 e continua encantando até hoje, como na coleção de outono-inverno 2010 da Louis Vuitton. Fortes referências que ficaram famosas durante os anos 50: as estolas, mangas 3/4, além do conjunto em tons pastéis de cardigã, blusa e saia de crepe.
Cristóbal Balenciaga Esagari
Nasceu na Espanha em no dia 21 de janeiro de