Estlistas
Índice
-Elsa Schiaparelli
-Charles Frederick Worth
-Paul Poiret
-Madeleine Vionnet
-Coco Chanel
-Christian Dior
-Cristobal Balenciaga
-Yves Saint Laurent
-Christian Laroix
-John Galliano
-Bibliografia
Elsa Schiaparelli
Estilista Italiana e filha de uma família conservadora, teve um grande passo e marco no mundo da moda. Antes de ser estilista estudou Filosofia, na qual chegou a publicar um livro de poesia erótica, por causa desse choque foi para em um convento, onde ficou la até receber uma proposta para ir para Londres, onde foi o primeiro contato com o mundo da moda. A partir dai sua vida era de viagens onde em uma delas se firmou em Paris, com uma camisola que apresentou uma nova técnica chamada trompel'oeil. Era uma camisola preta com um laço branco bordado que dava a ideia deter três dimensões. No final da década de 20 abriu a sua primeira loja em Paris, chamada Pour le Sport e, em 1930, lançou-se na alta costura, ao apresentar um vestido de noite combinado com um casaco curto tipo smoking.
Com seu estilo próprio e inovador, moderno e excêntrico, foi a criadora do “rosa choque”ou“shocking",onde,desdeo início se caracterizou por recorrer, nas suas criações, à utilização de cores fortes. Em 1938, Schiap, como também era conhecida, lançou um perfume com o mesmo nome - "Shocking". O frasco foi desenhado pela pintora surrealista Leonor Fini e possuia a forma de um torso feminino. Na verdade, o da atriz Mae West, que encarnava a ousadia do estilo Schiap. O seu livro de memórias, lançado em 1954, também recebeu o nome da sua cor preferida.
O estilo marcante de Elsa Schiaparelli talvez pudesse ser representado pelo seu rosa "Shocking, descrito por Yves Saint-Laurent como: "Uma provocação".
A ajuda de artistas plásticos e outros criadores famosos a ajudaram também a criar acessórios e tecidos, como por exemplo o grande pintor Salvador