auta costura
O que é Alta Costura?
O termo alta costura teve origem na França (do francês haute couture) e sua função é preservar técnicas artesanais de corte e costura (isso significa entre outras coisas: peças feitas apenas sob medida, costuras à mão, bordados, moudelage) refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos, frequentemente bordados exclusivos com pedrarias e metais preciosos, vendidos por altos preços para clientes abastados através dos tempos.
2 História
Originalmente, o termo foi aplicado ao trabalho realizado pela Maison em referência ao trabalho do inglês Charles Frederick Worth, é considerado como o "Pai da alta-costura" e dos desfiles de moda com modelos em vez de cabides. Em sua juventude, Worth trabalhou como aprendiz na casa Swan & Edgar (comerciantes de tecidos) em Londres. Em 1846, mudou-se para Paris, e, após doze anos trabalhando para um atacadista de seda, começou a trabalhar como costureiro em sociedade com um sueco chamado Bobergh. Seu talento como estilista chamou a atenção da imperatriz Eugenia, esposa de Napoleão III, e, através dela, de toda a alta sociedade parisiense.
Após a Guerra Franco-Prussiana, durante a qual ele transformou a própria casa em hospital militar, o sócio se retirou e ele continuou o negócio com a ajuda dos filhos, John e Gastón, ambos naturalizados franceses. Em seu apogeu, a Maison Worth chegou a empregar 1200 pessoas e ditou os padrões da moda de toda a Europa.
Worth foi o criador de desfiles de moda com modelos humanas e teve ajuda de sua esposa Marie Vernet. Foi um costureiro inglês do século XIX que fez em 1858 o primeiro desfile de moda com modelos que se tem notícia; o primeiro desfile de moda conhecido.
3 Apresentação O Sindicato da Alta Costura existe desde 1868 em Paris e foi criado por uma associação de artesãos. É essa câmara que determina quais as grifes podem usar o termo alto costura (Haute Couture), que é um sinônimo de excelência de trabalho. Não é fácil