Rousseau
JEAN – JACQUES ROUSSEAU
E O CONTRATO SOCIAL
SÃO LUÍS - MA
2013
O Trabalho tem como objetivo apresentar de como a sociedade vivia em meias agitações sociais e políticas intensas, onde surgiriam os movimentos radicais para que houvesse uma libertação das rédeas econômicas e estruturais medievais. Surgi Jean – Jacques Rousseau. Onde o mesmo e influenciado pelo seu contexto histórico de sua época onde o privilégio de poucos, a miséria de muitos e a opressão política e irracionalidade administrativa, faz com que germina em sua mente o plano de como seria a organização de uma sociedade futura. Entretanto sua ideologia como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem - estar da vida em sociedade. Para Rousseau isso seria possível através de um contrato social.
Rousseau conduz seu raciocínio para explicar a necessidade e o porquê de o homem nascer livre, mas revoga essa condição, uma vez que a liberdade é o maior bem que se pode ter e sua perda significa a renúncia à qualidade de homem e aos direitos do mesmo. Rousseau rejeita a força como motivo para a abstenção da liberdade, a não ser que o mais forte a transforme em direito, mas isso não seria aceito por todos e nem se perpetuaria. As convenções então seriam a base de toda autoridade legítima entre os homens, sendo a melhor de suas formas a renúncia por parte de todos de suas liberdades e de seus direitos, pois se submetendo cada um a todos, não se submete a ninguém em específico. Essa associação teria por fim conservar a todos os homens, que se unindo comporiam um corpo moral e coletivo.
A partir daí criando não só uma sociedade, mas também um Estado. Que se trata de uma união de forças, pois se o homem não pode criar novas forças, ao menos pode se unir para que as forças particulares se transformem em uma