rousseau
Questionário de Rousseau
/2015
Professor: Luiz Carlos Menezes dos Reis
1. Como Rousseau caracteriza o Estado de Natureza? Comente o capitulo 1 do livro 1 do Contrato Social.
Rousseau nos diz que cada homem nasce livre, mas estamos como um todo, acorrentados. Diz-nos que quando somos obrigados à obedecer e obedecemos vamos bem e quando temos liberdade vamos ainda melhor , pois se não fosse assim não teria justificativa para retira-la.
2. Qual a visão de Rousseau sobre o direito do mais forte? Comente
Rousseau acredita que ninguém [e forte o suficiente para ser senhor, pois força é física e não moral. Render-se a força significa um ato de prudência ou necessidade, não vontade.
3. Mostre a posição de Rousseau sobre a escravidão com sua opinião critica.
Rousseau é contra a escravidão, ele afirma que renunciar a ser homem é abandonar os direitos da humanidade até seus deveres. Ele diz que até na guerra não há homem contra homem, e sim Estado contra Estado. Rousseau não vê a guerra como um direito de escravidão.
4. Como Rousseau define e caracteriza o contrato social?
O contrato social surgiria para preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade, estabelecendo a soberania da sociedade, a soberania política e a vontade coletiva. Rousseau afirma que os interesses para com outros indivíduos faria o homem contar com o bem comum, preza a igualdade e afirma que a concorrência faria com que todos desconfiassem de todos, prejudicando a sociedade. Dessa forma, nesse contrato social seria preciso definir a questão da igualdade entre todos.
5. Discuta a relação entre soberana e soberania na visão de Rousseau.
Para Rousseau, soberano é o corpo coletivo que expressa, através da lei, uma vontade geral e não pode desencaminhar-se na procura do bem público. A soberania do povo, manifesta pelo legislativo, é inalienável, ou seja, não pode ser representada, não esta concentrada