Relatório
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BIOGEOGRAFIA
Análise da Diversidade Funcional de Plantas, Insetos e Aves em áreas Campestres e Florestais
Aline Luft
Ana Paula Dutra
Carla Joseane Sorge
Claudia Maiara Heck
Relatório de atividade prática
Cerro Largo, Novembro de 2014
INTRODUÇÃO
A análise da diversidade funcional de plantas, insetos e aves em áreas campestres e florestais encontrou-se inserida dentro do componete curricular de Biogeografia, do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. Teve como objetivo tentar compreender como se encontram distribuídos esses dois espaços – campestres e florestais - no que consta a sua constituição de plantas, insetos e aves. Além disso, essa prática buscou compreender as principais diferenças existentes entre plantas, insetos e aves de ambos os locais. Os procedimentos de campo são importantes, pois a partir de sua realização pode-se diagnosticar diversas situações e confirmar dados obtidos durante estudos teóricos, integrando diferentes escalas de abordagem. Por intermédio da observação dos padrões de distribuição dos seres vivos no campo e em ambientes de mata, pode-se compreender, em parte, em que condições está uma determinada área, pois os seres vivos também são elementos destas paisagens.
A saída de campo orientada ocorreu no dia 19 de setembro de 2014, na parte da manhã. Porém o grupo realizou outras saídas durante esse estudo para poder verificar a quantidade de espécies minímas exigidas.
CARACTERIZAÇÃO DA PAISAGEM
Para a realização da amostragem dessa atividade prática utilizamos três locais diferentes, mas em ambos encontramos traços tanto de espaços campestres como florestais, ou apenas características campestres ou florestais. Um dos locais da coleta se encontra nos arredores da UFFS, Campus Cerro Largo. Onde nos deparamos com uma área de vegetação