A moda no brasil
Se para Gilda a história da moda não é apenas aquilo que as elites escolhem vestir, ela também não se configura exclusivamente no que se refere às formas ou à modelagem das roupas. O livro traz explicações sobre tecidos, cores, as mudanças nos padrões corporais, a moda íntima, a moda praia, além da maquiagem, dos acessórios, dos sapatos, das jóias, e diferentes glossários da língua portuguesa, tupi ou de descendência afro que se misturaram em nossas formas de adornar e vestir o corpo.
Para a autora, a história da moda é também uma história com nomes e sobrenomes: estilistas, donos de boutiques, jornalistas, empresários do segmento, consumidores de destaque são apresentados e inseridos no contexto da produção e difusão da moda, de maneira a explicitar a relevância de cada um deles. Das elegantes paulistanas na Belle Époque aos estilistas que integraram o Grupo Moda Rio nos anos de 1970, entre tantos outros.
Para a escrever este livro, segundo a autora, foram necessários dez anos de pesquisa em bibliotecas, museus e um intenso trabalho como jornalista especializada, freqüentando por ofício e gosto, desfiles, eventos e feiras. Isso se consubstancia numa obra que deixa claro um diálogo intenso com ampla bibliografia, em especial, com a literatura brasileira, apropriando-se de informações que muitas vezes são deixadas de lado por outros