Cronologia do direito feminino
Século XVIII – * 1792 - Inglaterra Mary wollstonecraft escreve um dos grandes clássicos da literatura feminista – A Reivindicação dos Direitos da Mulher – onde defendia uma educação para meninas que aproveitasse seu potencial humano.
Século XIX – * 1827 - Surge a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que freqüentassem as escolas; as instituições de ensino mais adiantado eram proibidas a elas. * 1857- Estados Unidos - No dia 8 de março, em uma fábrica têxtil, em Nova Iorque, 129 operárias morrem queimadas numa ação policial porque reivindicaram a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença maternidade. Mais tarde foi instituído o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em homenagem a essas mulheres. * 1879 - As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mas as que seguiam este caminho eram criticadas pela sociedade. * 1893 - Nova Zelândia - Pela primeira vez no mundo, as mulheres têm direito ao voto.
Século XX – * 1917 - A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, lidera uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres.
Anos 20 * 1920 - EUA - Sufrágio feminino. * 1922 - Bertha Lutz fundou a Federação Brasileira pelo Progresso feminino (FBPF). * 1928 - O Governador do Rio Grande do Norte, oram anulados. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lajes - RN.
Anos 30 * 1932 - Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras. * 1937/1945 - O Estado Novo criou o Decreto 3199 que proibia às mulheres a prática dos esportes que considerava incompatíveis com as condições femininas tais como: "luta de qualquer natureza, futebol de salão, futebol de praia, pólo, pólo aquático, halterofilismo e beisebol". O Decreto só