moda e sua historia no esporte
MODA
Hoje começaremos a falar um pouco de esportes e cultura fitness, mas primeiro precisamos saber como e onde o esporte se fundiu com a moda.
Para entendermos o comportamento atual, devemos voltar ao ano de 1850, quando a educação passou a ficar acessível às mulheres da época, especialmente nosEstados Unidos. Nesta época, as mulheres usavam no dia-a-dia pesados vestidos e saias acompanhadas de espartilhos, inclusive para a prática de esportes.Uma das primeiras mulheres a adotar calças foi a Duquesa de Montrose, que as usava para caçar, mas foi a defensora dos direitos das mulheres, Ameliza Jenks Bloomer, que conseguiu espalhar a moda pelo país. Apesar de não ter sido a criadora da peça, elas ficaram conhecidas como Bloomers.
“As reformas no vestuário defendidas por Amelia Bloomer consistiam num vestido-túnica com um corpete semelhante ao de um vestido convencional da época, uma saia ampla que terminava alguns centímetros abaixo do joelho e um par de calças folgadas e bufantes, apanhadas num babado de renda no tornozelo. Bloomer levou seu traje para a Grã-Bretanha em 1851, mas foi alvo de zombaria e tornou-se tema dos satiristas. (Cronologia da Moda)”
Só em 1890, quando o ciclismo se tornou febre e a mulher o adotou como passatempo, que os trajes começaram a mudar. Até então, as mulheres usavam saias rodadas que facilitavam o movimento, blusas com cintos – demarcando a cintura – e mangas bufantes. Além do ciclismo, o tênis, o golfe, lacrosse e o hóquei já faziam parte do cotidiano delas.
No início dos anos 1920, quando iniciava a era da art déco e os anos loucos, os trajes de tênis começaram a ser bem mais desenvolvidos e a se diferenciarem do que já existiam. Nessa época houve o boom do consumismo e do lazer, por causa da tensão anterior causada pela Primeira Guerra.
As mulheres começaram a precisar de roupas mais confortáveis e que se adequassem às suas atividades vigorosas e também que possibilitassem os