Resumo cap 17 Economia Brasileira
Economia Brasileira
Prof.º Maria de Loudes A. Nascimento
MARCELLA CARNEIRO GUALTER
RA: 205616
Resumo do Capitulo 17 - A SAGA DOS PLANOS HETERODOXOS: A ECONOMIA BRASILEIRA DE 1985 A 1994
Combate à inflação era meta principal na economia da Nova Republica, gerando diversas formas com uma serie de planos econômicos que visavam a queda da inflação, ou seja, a inflação inercial, que tinha como principal elemento o congelamento de preços. Esse preriodo foi marcado com grandes oscilações na taxa de inflação e no produto real.
Governo Sarney: período de 1985 a 1990
A partir de 1973 elevou a taxa da inflação, estando relacionado com os sucessivos choques externos e internos (choque do petróleo).
As taxas de inflação permaneciam altas mesmo no quadro recessivo durante o início da década.
Em 1981/1983 ocorreu uma recessão para melhoras as balanças de pagamentos, com isso o governo revertia o deficit existente na balança comercial, porem não houve efeito sobre a inflação.
A nova república inicia-se com o seguinte quadro: economia em crescimento, balanço de pagamentos em transação corrente desequilibrado e inflação elevada a 220%a.a., essa nossa fase veio com um conturbado quadro político.
Nesse periodo o novo ministro apoiou duas correntes gerando novas explicações para o processo inflacionário brasileiro: inercialistas e pós-keynesianos, essa união gerou o plano Cruzado.
Que por sua vez deveria manter o mesmo padrão de distribuição de renda.
Principais medidas:
Ajuste e aumento do salário;
Congelamento de preços;
Taxa de câmbio fixado;
Alugueis reajustados;
Ativos financeiros com novas regras (pós-fixado: juros nominais; pré-fixados: tablita, tabela de conversão com desvalorização diária)
Facilitadores do acompanhamento e controle das contas públicas: criação da Secretaria do Tesouro Nacional e fim da Conta-Movimento (Banco do Brasil não era mais autoridade monetária)
Sem metas para as políticas monetária e fiscal; Utilizava a taxa de