Como Fazer revisao teorica
Muitas vezes o(a)s aluno(a)s perguntam: como devo fazer a revisão teórica? Qual a metodologia recomendada?
No nosso caso, a revisão teórica trata-se da primeira parte a ser escrita no projeto das disciplinas Projeto Integrador I, II e III. Ainda que não se apresente em nada novo o que a seguir será sugerido para leitura, o texto poderá ajudar, pois de uma forma objetiva esclarece a pergunta acima.
No caso das disciplinas citadas, a revisão teórica é composta de um trabalho que deve resultar em duas a três folhas A4 impressas, em que para um certo problema/tema bem definidos, se possa ter uma visão clara através de aspectos mínimos abordados técnica e cientificamente, bem como financeira e comercialmente.
As fontes de informação a serem usadas, sejam impressas, bem como eletrônicas (CD, HD, Internet, etc.), podem englobar livros, revistas, artigos científicos, jornais, etc. Naturalmente que uma revisão teórica será feita com as devidas citações das fontes que foram pesquisadas. E, além do que foi pesquisado e mostrado, a revisão teórica deverá incluir uma visão ou compreensão em forma de conclusão própria. Ou seja, o(a)s aluno(a)s deverão mostrar que se apossaram do problema/tema e que já podem fazer sua análise e crítica.
Para finalizar, se pode dizer que nenhuma pesquisa pode iniciar do zero. Aliás, órgãos financiadores (inclusive a própria empresa em que esteja trabalhando, por exemplo) não olharão com bons olhos sua proposta de pedido de uma verba para desenvolver um certo projeto, se a revisão teórica não for feita com qualidade.
Por outro lado, no nosso caso, em que em cada uma das disciplinas de Projeto Integrador se solicita ao final do semestre um artigo científico (modelo IEEE), a revisão teórica já servirá de base para o início deste artigo. Também os outros itens do próprio projeto elaborado proporcionarão os outros elementos do artigo científico.
Observe(m) o prazo concedido para a realização desta