Revisão teórica - tanatologia
Pro-Reitoria de Graduação
Curso de Psicologia
Revisão teórica – Tanatologia
Canoas, Setembro de 2011.
Introdução
O que pode haver de interessante em investigar um tema como a morte? Sendo a psicologia uma ciência que lida com seres humanos e suas vidas e, conseqüentemente, com a morte, tal assunto torna-se muito relevante.
A Tanatologia é uma ciência ainda muito recente. A grande maioria das pessoas ainda sente dificuldades no enfrentamento da questão da morte. Entendendo o quão importante é o estudo e compreensão dos fenômenos que envolvem não só a morte física, mas principalmente as perdas e o processo de luto em qualquer área de atuação da psicologia, nos propomos a realizar uma revisão dos conceitos e assuntos pertinentes ao tema. Para abordar o tema, se fará uma revisão da literatura sobre do que se trata a tanatologia, seus aspectos históricos, culturais e psicosociais, a aprendizagem sobre a morte no âmbito de desenvovimento, a importância deste tema para a atuação do psicólogo, e como os profissionais da área da saúde estão preparados para lidar com esta temática.
1. O que é tanatologia? A única certeza que temos na vida: a morte! (dito popular)
Para Kastenbaum, R. & Aisenberg, R. (1983; citados por Escudeiro, 2008), Tanatologia é a ciência que estuda os processos emocionais e psicológicos que envolvem as reações à perda, o luto e a morte. O estudo da Tanatologia é visto como um tema obscuro, tabu e muito pouco comentado, como é, a própria morte. Escudeiro (2011) coloca que, em plena pós-modernidade, ainda se separa o que é próprio da condição humana – o viver e o morrer. Como se viver e morrer fossem coisas distintas e não inerentes à existência.
Por que é tão difícil falarmos da