Planos de aula
Luciana Szczepkowski 1
RESUMO
O presente artigo tem por finalidade mostrar reflexões sobre a qualidade da educação no Brasil, retratando os problemas e algumas medidas a serem alcançadas para combater os baixos índices, já que esta é de fundamental importância para que os indivíduos tenham capacidade de compreender o contexto social em que estão inseridos e possam responder à altura aos desafios enfrentados pela sociedade; afinal ela é determinada e determinante da construção do desenvolvimento social.
Palavras – Chave: Educação; Qualidade; Problemas; Índices; Medidas.
1 INTRODUÇÃO
O problema da qualidade na educação é uma preocupação mundial que foi progressivamente se tornando central no debate educacional a partir da década de 1940, quando tem início, inclusive no Brasil, um processo significativo de expansão das oportunidades de escolarização da população (Hobsbawm,1995).
Em que pese todo esse processo de expansão da escolarização em nível mundial, só recentemente o Brasil atingiu os índices de escolarização obrigatória alcançados por muitos países europeus desde o início da segunda metade do século passado.
2 QUALIDADE, ÍNDICES E MEDIDAS DA EDUCAÇÃO
Hoje, praticamente todas as pessoas com idade de freqüentar a escola estão recebendo educação formal. Se compararmos o número de vagas existentes no ensino fundamental com a população de 7 a 14 anos no Brasil, que é a população que deve estar na escola, podemos observar que há mais alunos matriculados do que a população que deveria estar no ensino fundamental desde meados da década de 1980 (IBGE, 2001a).
Além disso, o problema da baixa qualidade da educação na etapa obrigatória de escolarização, ao contrário do que vem sendo propagado, não atinge somente as escolas públicas. Franco (2002), propôs a comparação do desempenho dos alunos oriundos das elites econômicas de sete países que participaram do teste (Brasil, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos,