Revisão Teorica
As organizações constituem o principal meio de agregar valor a uma nação. São elas que proporcionam o dinamismo da sociedade. São elas que produzem a riqueza de um país. Administração é o principal meio para que elas se tornem excelentes e produzam resultados excepcionais. As últimas décadas houve mudanças relevantes no que se refere mercado de trabalho, ao entendimento do papel das pessoas nas organizações e, consequentemente, à função de gestão de recursos humanos. Em relação ao mercado de trabalho logo aponta para a diversificação e flexibilização das relações de emprego com uma sensível queda da estabilidade que caracterizava as relações de trabalho. Inclui ainda transformações do mundo do trabalho a incorporação das mulheres ao mercado. É neste contexto que a noção dos recursos humanos como base fundamental para as organizações se estabelece.
Este departamento é responsável por administrar e comandar profissionais dentro das organizações. É ele quem dissemina a cultura da empresa, implementa processos internos e benefícios, promove o desenvolvimento e aprimoramento profissional, dá suporte para que os colaboradores executem suas atividades com excelência, resolve conflitos, propõem e elabora mudanças, retém novos talentos, supervisiona comportamentos, avalia desempenho, planeja e controla cargos e salários etc.
De maneira geral, a gestão de recursos humanos têm as seguintes funções e atividades: planeamento de recursos humanos; recrutamento e seleção; integração dos recursos humanos; análise e descrição de funções; avaliação de desempenho; remunerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho; formação profissional e desenvolvimento pessoal e controlo e auditoria de recursos humanos. Por exemplo, o Planejamento de Recursos Humanos consiste em identificar o que deve ser feito para conseguir os colaboradores necessários à concretização dos objetivos da empresa. Para que o esse planejamento saia bem feito é necessário que os gestores dos