Revisão teórica
Nós acreditamos que as mudanças que acontecem no mundo de hoje são determinantes para a modificação da sociedade e somente poderão ser compreendidas através de uma participação crítica. Com essa participação queremos refletir e teorizar, e para isso se faz necessário investigação e uma atuação sobre a realidade, sendo assim a reflexão crítica torna possível à transformação da realidade.
O artigo que estamos trabalhando tem como objetivo geral descrever o pré-natal como processo educativo e de promoção da saúde,
Para que uma gravidez transcorra com segurança, são necessários cuidados da gestante, do seu parceiro (Companheiro), da família (apoio familiar) e, especialmente dos profissionais de saúde que estão nas unidades básicas de saúde resguardando o direito da puérpera de ter acesso ao seu pré-natal. A atenção básica na gravidez inclui a prevenção, a promoção da saúde e os problemas que ocorrem durante o período gestacional e após o parto.
Nós queremos com esse projeto do ponto de vista teórico aprofundar a compreensão do problema, sendo a avaliação do processo de assistência pré-natal realizada pela rede publica tenha um aspecto essencial nesta questão,para isso pretendemos realizar um estudo de como a assistência pré natal vem sendo realizada na rede de serviços municipais, especialmente em termos de qualidade das consultas ofertadas.
Tendo como base o Hospital Municipal de Cobilândia (HMC) podemos perceber que as puérperas que realizam atendimento de urgência e emergência naquele nosocômio conhecem pouco ou desconhecem o direito e a importância da realização do pré natal onde será feito um acompanhamento seguro durante a sua gestação e da importância deste procedimento não só para vida dela mas também para vida do seu bebê,bem como não sabem que é um dever do Estado assegurar estas consultas gratuitamente pois “saúde é um direito de todos e um dever do Estado.
Atrelado a isso percebemos a falta de divulgação da necessidade