Estratégias emergentes
Na era da globalização, o crescimento do porte das organizações e o aumento da sua complexidade estrutural, mais a concorrência acirrada, clientes e consumidores cada vez mais exigentes, tem levado as organizações a uma demanda maior na capacidade de formular e por em prática estratégias que possibilitem superar os crescentes desafios de mercado e atingir os seus objetivos tanto de curto, médio e longo prazo. Nesse processo de formulação, a ação não é imediata, é preciso estabelecer em qual direção à empresa crescerá e se desenvolverá. Para conhecermos melhor como é feito este processo, inicialmente abordaremos a origem, o conceito e a formulação da estratégia, na sequência falaremos sobre o que são estratégias deliberadas e estratégias emergentes.
2 ORIGEM E CONCEITO DE ESTRATÉGIA
A origem da palavra estratégia vem do vocábulo grego “strategia” ou “strátegós” que tem seu significado principal “A arte do general”. A ideia de estratégia começou a fazer sentido para as empresas a partir da Segunda Guerra Mundial, onde começaram a crescer e necessitaram de outros caminhos, outras diretrizes a serem seguidos por toda a sua estrutura. Quanto ao conceito, não existe um conceito único ou definitivo, com tantas definições sobre o que é estratégia, buscamos alguns ilustres pesquisadores que a definem da seguinte forma:
Conjunto de decisões que determinam o comportamento a ser exigido num período de tempo (MORAIS, R. T. R., 2004, p.55 apud SIMON, 1971, p. 79).
Estratégia é uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades (MORAIS, R. T. R., 2004, p.55 apud PORTER, 1989, p. 10).
Estratégia é um padrão, um comportamento consistente ao longo do tempo (MORAIS, R. T. R., 2004, p.55 apud MINTZBERG, 2000, p. 17).
Morais (2004, p. 55), defini estratégia como sendo caminhos, direções, preceitos que a empresa observa nas suas relações com o ambiente interno e externo para alcançar seus objetivos ou deles se aproximar.