Resumo Estratégia Internacional de uma Multinacional Emergente Brasileira - O Caso JBS
EMERGENTE BRASILEIRA: O CASO JBS
RIO DE JANEIRO – RJ
2012.2
INTRODUÇÃO
O artigo objetiva analisar as estratégias de internacionalização da empresa multinacional brasileira JBS que desenvolve suas atividades no setor frigorífico. Essa análise leva em consideração que a empresa possui como país de origem um país emergente o que torna suas vantagens específicas bastante diferentes das vantagens específicas das empresas que possuem como país de origem um país desenvolvido.
A escolha do caso JBS deve-se ao fato de o processo de internacionalização da empresa ser um caso emblemático no contexto brasileiro. De acordo com o Valor Econômico, ela foi considerada a empresa mais internacionalizada do país nos anos de 2007, 2008 e 2010.
O CASO
A JBS foi a primeira empresa brasileira a atuar no ramo frigorífico no Brasil, a partir de 1953, iniciando suas atividades em Anápolis, Goiás abatendo 5 cabeças por dia. Em 1968, ocorreu sua primeira aquisição em Planaltina (DF). Nas décadas seguintes a expansão da empresa continuou por meio de aquisição de plantas de abate bem como unidades produtoras de carne. A empresa adquiriu também 12 firmas de processamento no Brasil, entre 1993 e 2005, tornando-se desta forma um dos mais importantes produtores do país.
Em 2005, após o processo de reestruturação foi criado o Grupo JBS S.A. (até então a empresa era conhecida como Friboi que se tornou uma de suas marcas), denominação que simboliza as iniciais do nome do fundador da companhia João Batista Sobrinho, a empresa iniciou seu processo de internacionalização através da aquisição da argentina Swift Amour. Na época, um dos executivos da empresa afirmou que esta era uma forma de garantir o fornecimento a seus clientes caso houvesse algum problema com a exportação proveniente do Brasil.
Entre 2006 e 2007, foram compradas mais duas unidades na Argentina além da Berazategui e Colonia Caroya, bem como a americana Swift Foods