Estratégia competitiva em indústrias emergentes
As indústrias emergentes são as recentemente formadas, ou reformadas, criadas por inovações tecnológicas, alteração nas relações de custos relativos, surgimento de novas necessidades dos consumidores, ou outras alterações econômicas e sociais que elevam um novo produto ou serviço ao nível de uma oportunidade potencialmente viável de negócio.
Do ponto de vista estratégico, os problemas de uma indústria emergente se apresentam também quando uma atividade antiga experimenta uma mudança drástica em suas regras competitivas conjugada com um crescimento em escala provocado pelo grande volume de pedidos em decorrência das mudanças no meio ambiente. Quando ocorre o crescimento e redefinição, uma indústria enfrenta situações estratégicas que não diferem substancialmente das de uma indústria começando de novo.
A característica essencial de uma indústria emergente, do ponto de vista da formulação de estratégia, é que não existem regras neste jogo. O problema competitivo neste tipo de indústria é que todas as regras devem ser estabelecidas de modo que a empresa possa competir e prosperar sujeita a elas.
Embora as industrias emergentes possam diferir bastante em suas estruturas, existem alguns fatores estruturais comuns que parecem caracterizar muitas industrias neste estágio de desenvolvimento. A maior parte relaciona-se ä ausência de bases estabelecidas para a concorrência ou de outras regras de jogo ou ao pequeno porte inicial e à novidade da indústria.
Nas características estruturais comuns temos: características tecnológicas, existe em geral muita incerteza quanto à tecnologia em uma indústria emergente. Que configuração do produto prova afinal ser a melhor? Que tecnologia parece ser mais eficiente? Já na Incerteza estratégica é relacionada com a incerteza tecnológica, mas com efeito mais amplo, existe uma grande variedade de métodos estratégicos sendo experimentados pelos participantes da indústria.
Em altos custos