retomada anaforica
União Metropolitana de Educação e Cultura
Curso de Letras com Habilitação em Português e Língua Inglesa
Rita de Cassia Alves Diedrichs Cunha Veronica Paixão
Gêneros Textuais
Lauro de Freitas
2011
Rita de Cassia Alves Diedrichs Cunha
Verônica Paixão
Gêneros Textuais
Trabalho apresentado ao curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa para aprovação da disciplina Texto e Contexto turma do 1º semestre turno noturno orientado pela Uilton Gonçalves.
Lauro de Freitas 2011
INTRODUÇÃO
O suporte é um “locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto.’’(Marcuschi).O suporte além de ampararem a mensagem, auxiliam na delimitação e apresentação de um gênero do discurso.
Há dois tipos de suporte: suportes convencionais e suportes incidentais. Os suportes convencionais foram criados para fixar diversos gêneros discursivos, exemplos: Outdoor, livro e revista. Quando aos suportes incidentais em princípio, toda superfície física pode, em alguma circunstância, funcionara como suporte, por exemplo o corpo humano que pode fixar inscrições como tatuagens.
Nesta pesquisa de campo escolhemos trabalhar com os suportes incidentais, e registramos dados necessários para analise de cada uma delas. Na primeira foto (foto 1) o suporte é uma cama box o texto usou do gênero textual manual de instrução com objetivo de descrever as instruções para utilização e conservação do produto. No registro do segundo dado foto (foto 2) o suporte é embalagem de fralda descartável, o texto expõe, e informa o tipo de alimentação apropriada para crianças. No suporte coletado e analisado na terceira foto (foto3) é uma bolsa que, utilizou do gênero textual propaganda com objetivo de informar o que encontrar, e onde encontrar roupas infantis.
METODOLOGIA Pesquisa de campo com a utilização do instrumento