Letras
Prof.Ms. Giselda dos Santos Costa
CEFET-PI – UNED /FLORIANO- 2003 giseldacostas@hotmail.com “ Cohesion is the chain that keeps our text together. It is the ebb and flow of meaning. If organization is the skeleton of a text, cohesion is the musculature which hold the skeleton together.” Dr. Karin Wenz ( English department, University of Kassel)
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade examinar algumas concepções de texto e
Coesão Textual que vem sendo realizadas por Vários lingüistas no campo da gramática textual, surgida na Europa, aonde vem tendo grande impulso nas ultimas décadas, em diversos paises.
Na primeira parte, faremos uma rápida retrospectiva do que seja Lingüística
Textual, a sua origem e abordando o objeto principal de estudo desta ciência, que é o texto. A seguir, apresentamos uma visão panorâmica de vários conceitos de texto como construção de sentido, e faremos paralelos ou contrastes destas concepções de acordo com vários pesquisadores nesta área de estudo.
Finalizando, enfatizamos conceitos e divisões sobre Coesão Textual, abordando
Os trabalhos de Halliday e Hasan (1976), Marcuschi (1983), Bronckart (1999) e Koch
(2000).No entanto, daremos mais detalhes e exemplos dos mecanismos de coesão textual dos trabalhos de Bronckart e Koch por considerarem Os trabalhos mais recentes, dentro do campo de pesquisa da Lingüística Textual.
LINGUISTICA TEXTUAL
Favero e Koch (1988) destacam que origem do termo Lingüística Textual pode ser encontrada em Coseriu (1955), embora, no sentido que lhe é atualmente atribuído, tenha sido empregado pela primeira vez por Weinrich (1966,1967).
Essas autoras (1988) afirmam que as principais causas do surgimento das
1
gramáticas textuais são as lacunas das gramáticas de frase no tratamento de fenômenos tais como a cor referencia a pronominalização, a seleção dos artigos (definidos ou indefinidos), a ordem das palavras no enunciado, a relação tópico - comenta