Rotinas trabalhistas
Esse relatório visa analisar a situação financeira do Grupo Pão de Açúcar através dos balanços patrimoniais dos anos de 2008 e 2009, avaliando os índices de liquidez, a utilização do capital de terceiros e próprio para investimento no negócio da empresa avaliando sua capacidade de saldar suas dívidas.
2 – HISTÓRICO DA EMPRESA
O Grupo Pão de Açúcar deu início a sua história em setembro de 1948, mostrando um olhar atento aos desejos dos seus consumidores construindo uma história marcada por inovações, responsabilidade socioambiental e compromisso com o Brasil. A escolha do nome foi em Homenagem ao País que lhe acolheu, um dos pontos turísticos mais importantes e a primeira paisagem admirada por ele em sua chegada de navio ao Brasil.
A cidade mostrou sinais de modernidade e o negócio já tinha crescido, mostrando que carecia de ambientes de compra mais adequados aos novos tempos. O projeto com modelo estratégico foi idealizado por Sr. Santos, através de Supermercados de auto-serviço no Bairro dos Jardins, aprimorando o negócio.
Diversas mudanças, aquisições e arrendamentos de novas lojas foram marcas importantes para ascensão do Grupo no Brasil. Em 2003, houve um avanço no processo de profissionalização do Grupo Pão de Açúcar com a eleição do seu primeiro presidente não pertencente à família fundadora assumindo a presidência do Conselho de Administração da Companhia.
A partir de 2004 a empresa permanece na liderança no mercado varejista dando prosseguimento aos avanços no processo de profissionalização e governança coorporativa, reestruturando as bases para o crescimento da companhia, com expansão de vendas e lojas.
No final de 2007, a empresa associa ao Assai, tradicional rede atacadista paulista com 14 lojas presentes no Estado de São Paulo, permitindo a empresa à entrada em um segmento de forte expansão no País, impulsionado pelas melhores condições econômicas que estimulam o empreendedorismo e a expansão de pequenos negócios,