Rotinas Trabalhistas
“rotiNAS TRABALHISTAS”
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ROTINAS TRABALHISTAS 4
3 PROCESSO CONTÁBIL 6
4 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Para que uma empresa tenha sucesso em suas atividades, torna-se necessário a aplicação de diversas regras, entre elas destacamos as Rotinas Trabalhistas. As demonstrações da folha de pagamento geralmente causam interpretações errôneas por parte dos colaboradores, que em sua maioria não conseguem interpretar e não têm conhecimento suficiente para questionar um desconto destacado em seu recibo de salário. Essas demonstrações devem ser bem detalhadas, onde o empregador irá evidenciar o que é de direito do empregado e quais são os repasses e descontos que estão sendo descontados. Isto posto, depara-se com a problemática de como evidenciar de forma compreensível os proventos e descontos, separando o que é de direito do empregado, destacando quais os descontos pertinentes até o salário líquido, que é o montante final devido ao empregado.
2 ROTINAS TRABALHISTAS
Todas as empresas são obrigadas a elaborar mensalmente a folha de pagamento da remuneração paga devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, devendo manter em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamento (art. 225 do Decreto 3048/1999).
Na folha de pagamento, deverão estar discriminados:
O nome do segurado: empregado, trabalhador avulso, autônomo e equiparado, empresário, e demais pessoas físicas sem vínculo empregatício.
Cargo, função ou serviços prestados.
Parcelas integrantes da remuneração.
Parcelas não integrantes da remuneração (diárias, ajuda de custo, etc.).
O nome das seguradas em gozo de salário-maternidade.
Os descontos legais.
A indicação do número de quotas de salário-família atribuídas a cada segurado