Letras
1. Erro de Transcrição de fala: A criança escreve como fala. Ex: “ispaço”, ela não consegue identificar que existe diferença entre fala e escrita.
2. Supercorreção ou Hipercorreção: A criança recebe uma correção e passa a aplicá-la em todos os casos. Ex: “Bruxa”, provavelmente essa criança aprendeu que os nomes de pessoas devem ser escritos com letras maiúsculas, já que ela considera que as bruxas são pessoas, ela pôs maiúscula na sua inicial.
3. Desconsideração das regras contextuais: Não sabem utilizar as exceções gramaticais que têm regras: Ex: “asoprou”, não conhecem o uso do S dobrado na palavra.
4. Ausência de nasalização ou troca de nasais: A criança não usa o M ou N para nasalizar uma palavra ou nasaliza com o uso do til. Ex: “motaram”, ela quis dizer “montaram”.
5. Origem das palavras: Não sabem utilizar as exceções concedidas pela etimologia. Ex: “fes”, se o som é de S, a criança não entende que a palavra é escrita com Z.
6. Troca de homorgânicos: Confundem os fonemas que são produzidos pelo mesmo órgão fonador. Ex: “mateira”, a criança confundiu os sons produzidos por T e D, ela quis dizer “madeira”.
7. Não registro de sílabas complexas: A criança tem dificuldade de registrar sílabas que contenham mais de uma vogal ou consoante. Ex. “fogete”, quando deveria ser “foguete”.
8. Ausência de segmentação: Ocorre quando a criança junta as palavras. Ex: “ajudala”. Ela não soube separar o pronome do verbo.
9. Segmentação indevida: Quando a criança separa palavras que aparentemente possuem sentindo quando separadas. Ex: “des motou”. Ela quis dizer “desmontou”.
10. Troca de AM pelo ÃO (vice-versa). A criança não sabe utilizar os modos verbais no futuro ou no passado. Ex: “forão”, quando deveria ser