Letras
A professora de artes irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias meninas. Na primeira aula, a professora se surpreende e ao mesmo tempo se frustra, pois as meninas mostram que tem todo conhecimento do conteúdo exigido pelo Colégio. Diante da situação, a professora resolve buscar novos métodos de aplicação de suas aulas trazendo novos temas trabalhando a arte moderna, levando-as para conhecer obras de artes diferentes, fazendo com que as alunas sintam curiosidades e despertem o espírito de pesquisa a uma visão ampla da arte moderna.
A professora de artes, aproveitando a oportunidade, mostra também, uma nova visão de vida para as alunas. Ela salienta que as alunas não precisam ficar em casa pelo resto da vida, cuidando de seus maridos e filhos. Elas também podem fazer faculdade, trabalhar, e ao mesmo tempo ter uma família. Essa nova visão de mundo se torna bem vista para algumas alunas e outras não.
No filme, a professora de artes, sofre represálias por parte da administração do Colégio, por ser formadora de opinião e por se opor ao conservadorismo. Ela teria que se adequar ao sistema tradicional vivido nos anos cinquenta, ou seguir novos rumos. Acreditando nos seus ideais, mantendo sua visão e postura de educadora humanista e inovadora, partiu seguindo outros caminhos, mas com a certeza de que conseguiu contribuir de forma positiva para o futuro daquelas alunas.
Glória Maria da Silva Senrra - Letras - Português/Inglês