Letras
Karoline Lins Bento de Oliveira
Resumo:
Este artigo apresenta uma analise sobre Benjamim, livro de Chico Buarque de Holanda, fazendo o paralelo entre os dois tempos descritos no livro, a sociedade na década de sessenta e a sociedade em que o protagonista atualmente vive. Destacando o período de Ditadura Militar no Brasil.
Palavras chave: Benjamim, sociedade e Ditadura Militar.
Karoline Lins Bento de Oliveira
Curso: letras – Português
Faculdade Jesus Maria José
1. Introdução:
O objetivo desse artigo é analisar através do livro de Chico Buarque questões a respeito da Ditadura militar e toda a sua forma opressora. Verificando também através das nuances do personagem principal características da sociedade na década de sessenta e da sociedade atual. Diante desses fatores é possível mergulhar na história do Brasil, entendendo a importância desses fatos para a formação cultural do povo brasileiro. 2. Breve histórico sobre Chico Buarque de Holanda:
Chico Buarque de Holanda é músico, dramaturgo e escritor brasileiro. Ficou muito conhecido através de suas músicas, no qual várias delas foram censuradas pelo regime militar no período de ditadura, necessitando se exilar na Itália.
Na carreira literária, Chico Buarque Buarque foi premiado com os livros Estorvo, Benjamim e Budapeste, sem contar com Leite derramado e também um livro infantil chamado Chapeuzinho Amarelo. 3. Benjamim:
O romance escrito por Chico Buarque de Holanda traz a estória de um homem de meia idade chamado Benjamim Zambraia que vê o seu passado vir a tona ao encontrar a Bela Ariela Mazé. Através dessa moça o protagonista da obra cria uma obsessão associando fatos do passado que não foram tão bem solucionados com o que o cerca no presente. Esses acontecimentos do passado ocorrem durante a década de sessenta, época de ditadura no Brasil. Período de grande repressão na literatura, música e social, sem democracia e alto