atps psicologia da educação
PROFESSOR: HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO.
TUTOR PRESENCIAL: MAIQUIEL FARIAS
POLO: ITAQUIRAÍ-MS
CURSO: PEDAGOGIA
ITAQUIRAÍ-MS
25/SETEMBRO/2013
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Sigmund Freud
3. Jean Piaget
4. Henri Walton
5. Lev vigotski
6. Conclusão
7. Bibliografia
1. INTRODUÇÃO
Com este trabalho iremos abordar os teóricos clássicos da psicologia da educação, que ajudaram a elaborar algumas teorias de aprendizagem que auxiliam as práticas educacionais.
Objetivo deste trabalho é compreender melhor como Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotski contribuíram com a historia da educação.
2. Sigmund Freud
Sigmund Schlomo Freud formou-se em medicina e especializou-se em neurologia criado logo a seguir a psicanálise. Nascido em uma família judaica, em Freiberg in Mahren.
Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica de hipnose, e também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clinica da psicanálise como tratamento da psicopatologia.
Ao se formar em 1882, entrou no hospital geral de Viena. Freud trabalhou por seis meses com o neurologista francês Jean Martin Charcot.
Em 1938, já velho e com câncer, fugiu para a Inglaterra onde morreu no ano seguinte.
Contribuições de Freud para a educação
Freud começou suas pesquisas após observação da histeria em mulheres, mas aos poucos foram se deslocando para a psicologia infantil.
As maiores contribuições de Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança e no papel da linguagem.
Freud entre seus vários estudos sobre a psicanálise desenvolveu o estudo da construção do conhecimento, ao que nos permite compreender o processo de aprendizagem no indivíduo.
Outro estudo de Freud passa pelo processo de construção de nossa identidade.