PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
O texto descreve as características e esclarece paradigmas da Sociologia, da Administração e da Sociologia aplicada à Administração. Cyro Bernardes consegue explanar bem esses três assuntos, mesmo divididos esses assuntos se entrelaçam.
Podemos perceber que o iniciante na Administração tem a necessidade de solucionar problemas em espaços de tempo curtos e por isso não vê nos livros de Sociologia uma tese ou solução que se possa aplicar na resolução de seus problemas cotidianos dentro das organizações, porém esse mesmo iniciante se equivoca, pois a sociologia estuda as questões sociais e a coletividade, sendo que o futuro administrador trabalhará com pessoas em coletividade.
O administrador necessita de prescrições para saber como agir, e que essas ações sejam eficazes e eficientes nos casos em que se defronta no seu cotidiano organizacional, com isso, foi desenvolvida uma prática decorrente da Sociologia, chamada de Sociologia Aplicada à Administração, em que o administrador dominando a ciência da Sociologia é capaz de coordenar e auxiliar o trabalho das pessoas nas organizações.
Cyro Bernardes relata que os homens sempre viveram em associações, tendo a curiosidade humana como um dos fatores para a realização de pesquisas para solucionar os fenômenos existentes nessas associações, daí se deu inicio a Sociologia. Desde os primórdios do séc. 19 já se estabelecia teorias sobre a vida das pessoas em vilas de pescadores, pequenos vilarejos e cidades no interior de países. Um pouco antes da virada do séc. 20 as organizações começaram a se erguer, surgiam hospitais, escolas, fábricas, escritórios, lojas, supermercados, clubes, igrejas, teatros, restaurantes e cemitérios. Pois nessas organizações nascemos, vivemos e morremos. Após o surgimento dessas organizações a Sociologia teve que direcionar cada organização à seu objeto de grupos sociais, pesquisando e teorizando a sua história e os tipos em que se dividem, explicando suas