Trabalho
O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO.
MANAUS
INTRODUÇÃO
Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado, um mundo desconectado.
Comunicar é tornar uma ideia comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar sentimento, informação e emoção.
Quem comunica é a fonte ou emissor e, do outro lado, está o receptor. O que se comunica é a mensagem. Pode ser vista, ouvida, tocada. As formas de mensagens podem ser: palavras, gestos, olhares, movimentos do corpo. As formas como as ideias são representadas são chamadas de signos. Em conjunto, formam os códigos: língua portuguesa, código Morse, Libras, sinais de trânsito.
Podemos citar também, como exemplo de meios de comunicação os artesãos que utilizam o barro, sua mão, sua voz para transmitir conhecimento. O locutor que usa sua voz, o roteiro, o disco, a emissora de rádio, a fita gravada para transmitir sua mensagem. Antes do surgimento dos meios tecnológicos de transmissão de informação (TV, rádio, internet etc.), os meios de comunicação utilizados eram físicos, como os rios, navios, estradas etc.
Essas definições sugerem uma visão de comunicação que é interpessoal, envolvendo o uso de signos verbais e não verbais e símbolos para criar entendimento.
A comunicação organizacional ideal é difícil de se conseguir, sendo necessário entender a sequência de passos: geração da idéia, codificação, transmissão através