ATPS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSOra helenrose a. da s. pedroso coelho
ATPS – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Tutor a distância: Rerison Rodrigues de Oliveira
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância Rerison Rodrigues de Oliveira.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Tempos atrás a psicologia era vista como analise de pessoas com distúrbios, mas, com o desenvolvimento sócio cultural passou a ter uma nova teoria chegando a ser identificar, como analise do desenvolvimento do ciclo vital humano, a partir de diferentes teorias pedagógicas, que muitas vezes possibilita compreender os fenômenos psicológicos que ocorrem com o individuo, decorrentes do processo natural de desenvolvimento do aluno e saber como ajuda-lo. A partir desse conhecimento teórico, a construir estratégias mais eficazes em seu fazer pedagógico, o “ser” passa a se conviver mais no âmbito escolar.
Entretanto, as teorias psicológicas são implantadas na educação com o objetivo de possibilitar ao professor o conhecimento do desenvolvimento do aluno, e a partir disso formular estratégias de intervenção no contexto escolar entendendo o seu papel como mediador do aluno na escola.
ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE FREUD PARA SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Sigmund Freud nasceu em Freiburg, Morávia, hoje República Tcheca. De origem humilde e por ser o primogênito e excelente aluno, possuía regalias como seu próprio quarto e uma lâmpada a óleo para estudar. Como Judeu tinha apenas duas opções de estudo, sendo elas, Medicina ou Direito, optou então por estudar na Universidade de Viena no curso de Medicina; diante muito tempo o mesmo ingressou na faculdade