unidade de armazenamento
CAPITULO 1.4.6
Uma unidade de armazenamento lê ou grava informações em mídia de armazenamento óptico ou magnético. A unidade pode ser usada para armazenar dados permanentemente ou para recuperar informações de um disco. As unidades de armazenamento podem ser instaladas dentro do gabinete do computador, como um disco rígido. Para portabilidade, as unidades de armazenamento podem ser conectadas ao computador usando uma porta USB, uma porta FireWire ou uma porta SCSI.
Unidade de disquete
É um dispositivo de armazenamento que usa disquetes removíveis de 3,5 polegadas. Esses disquetes magnéticos podem armazenar 720 KB ou 1,44 MB de dados. Em um computador, geralmente a unidade de disquete é configurada como unidade A:. A unidade de disquete poderá ser usada para inicializar o computador se ele contiver um disquete de boot. Uma unidade de disquete de 5,25 polegadas é uma tecnologia mais antiga e raramente utilizada.
Disco rígido
É um dispositivo de armazenamento magnético que é instalado dentro do computador. O disco rígido é usado como armazenamento permanente para dados. Em um computador, geralmente o disco rígido é configurado como unidade C: e contém o sistema operacional e os aplicativos. O disco rígido geralmente é configurado como a primeira unidade na seqüência de inicialização (boot). A capacidade de armazenamento de um disco rígido é medida em bilhões de bytes, ou gigabytes (GB). A velocidade de um disco rígido é medida em revoluções por minuto (RPM). Vários discos rígidos podem ser adicionados para aumentar a capacidade de armazenamento.
Unidade óptica
É um dispositivo de armazenamento que usa lasers para ler dados na mídia óptica. Existem dois tipos de unidades ópticas:
CD (compact disc, disco compacto)
DVD (digital versatile disc, disco versátil digital)
As mídias ópticas CD e DVD podem ser pré-gravadas (somente leitura), graváveis (gravar uma vez) ou regraváveis (ler e gravar várias vezes). Os CDs têm capacidade de