Unidade de armazenamento do computador
Veremos adiante,a evolução dos dispositivos de armazenamento sendo expressa, bem como o detalhamento de cada um deles. Também acompanharemos o que há de mais recente na tecnologia computacional, voltado para o tema em questão.
2.Unidades de Armazenamento
As Unidades de Armazenamento são utilizadas para o armazenamento e recuperação de informações que não podem ser perdidas, tanto informações necessárias ao computador como utilizadas pelo Operador, assim como textos, planilhas, fotos, informações geradas por aplicativos, etc. Os sistemas de informática podem armazenar os dados, tanto interna (na memória) como externamente (nos dispositivos de armazenamento).
Os dispositivos de armazenamento externos, que podem residir fisicamente dentro da unidade de processamento principal do computador, estão fora da placa de circuitos principal. Estes dispositivos armazenam os dados em forma de cargas sobre um meio magneticamente sensível (são os discos magnéticos). Já a tecnologia ótica, permite capacidades de armazenamento da ordem de várias centenas de megabytes de dados através de uma luz laser.
Os dados são representados na forma de Bytes. Os bytes são armazenados em meios óticos e magnéticos sob a forma de arquivos. Arquivo é um conjunto de dados armazenados identificados por um nome de arquivo.
3.Discos Magnéticos
Discos magnéticos são dispositivos para armazenamento de dados (que independem de alimentação de energia e permanecem gravados após ser desligado o computador, mas que podem, a critério do usuário, ser apagados ou alterados). Ele incorpora eletrônica de controle, motor para girar o disco, cabeças de leitura / gravação e o mecanismo para o posicionamento das cabeças, que são móveis. Os discos propriamente ditos são superfícies de formato circular, compostos de finos discos de alumínio ou vidro, revestidas de material magnetizável em ambas as faces.
Alguns exemplos de discos magnéticos são: O HD, Disquetes, Zip Drivers e as fitas magnéticas.