Ambientes de Mkt
1 - Pesquisa Exploratória Estudos Exploratórios
Os dados secundários, também denominados desk research, tem como principal característica a informalidade, a inflexibilidade e a criatividade, e neles procura-se obter um primeiro contato com a situação a ser pesquisada ou um melhor conhecimento sobre o objeto em estudo, levantando às hipóteses a serem confirmadas (negativas e positivas). Os estudos exploratórios são realizados a partir de: Dados secundários Conversas informais com pessoas especializadas no assunto de interesse Estudo de caso selecionado Pesquisas já realizadas.
1.1 - Fonte de Dados Em um projeto de pesquisa, o estudo exploratório pode ser essencial como o primeiro passo para se determinar uma situação de mercado a partir de obtenção de informações sobre: Concorrência Produtos existentes Evolução e tendências de um segmento específico que se pretende atuar.
1.2 - Tratamento de Dados A grande vantagem do estudo exploratório é obter informações a baixo custo, já que possibilita a investigação de informações existentes e de conversas informais. Sua desvantagem é a possível obsolescência dessas informações, por falta de atualização, ou a inexistência de dados fundamentais. 1.3 - Pesquisa Qualitativa Os estudos descritivos, também chamados pesquisa ad-hoc, tem como principal característica descrever situações de mercado a partir de dados primários, obtidos originalmente por meio de entrevistas pessoais ou discussões em grupo, relacionando e confirmando as hipóteses levantadas na definição do problema de pesquisa, respondendo, por exemplo, às seguintes questões da relações de consumo: Quem compra? Descrição do consumidor em diferentes critérios, como idade, classe social, sexo, profissão, estilo de vida etc. quê compra? Identificar quais produtos ou serviços atendem às necessidades do consumidor e avalia a opinião sobre as marcas e produtos. Quanto? Qual a quantidade adquirida Como? Que utilização o consumidor faz dos produtos e