mkt - ambiente externo
a) Ambiente Econômico
Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. O ambiente econômico consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor. Os países deferem muito quanto aos seus níveis e distribuição de renda. Alguns têm economia de subsistência, ou seja, consomem a maior parte de seus produtos agrícolas e industriais; oferecem, portanto poucas oportunidades de mercado. No outro extremo vêm os países de economia industrial, que constituem mercados ricos para muitos tipos de bens. O ambiente macroeconômico do Brasil, em um cenário de baixo crescimento, aumento da inflação e desaceleração do investimento, representará um desafio e imporá riscos às empresas até meados de 201. Pensando no ambiente econômico que vivemos hoje desenvolvemos o software Infinito com baixo custo, reduzindo assim o risco de rejeição no mercado.
b) Ambiente Social
A explosão da população mundial tem grandes implicações nos negócios. Uma população crescente significa crescentes necessidades a serem satisfeitas; dependendo do poder aquisitivo, pode também significar crescentes oportunidades de mercado. Assim os profissionais de marketing acompanham de perto as tendências e desenvolvimentos dos seus mercados nacionais e estrangeiros – mudanças da estrutura etária e familiar, mudanças na distribuição geográfica da população, características educacionais e diversidade populacional.
c) Ambiente Politico-legal
O ambiente político-legal envolve as leis, regulamentações e pressões políticas que afetam as decisões no marketing. A submissão ao sistema legal pode representar limites, mas também oportunidades, na medida em que estar dentro da lei agrega valor de confiabilidade ao produto ou serviço.
d) Ambiente Tecnológico
Toda tecnologia nova substitui uma tecnologia antiga. Os transistores prejudicaram a indústria de válvulas, a xerografia afetou o negócio de papel carbono, o automóvel