ATPS de Psicologia da Educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Psicologia da Educação
A Contribuição dos teóricos, Freud, Jean Piaget, Vigotsky e Wallon na Educação
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.
Niterói/RJ
2013
Introdução
A cada ano que passa a psicologia vem conquistando mais espaço em vários campos da sociedade. Isto é psicologia não se limita a tratar de distúrbio, mas a tentar explicar os processos psíquicos do ser humano possibilitando melhorar as condições de vida humana.
Ao estudar a psicologia nós educadores passamos a entender que cada ser humano tem diferentes subjetividades, e que cada aluno chegar à escola traz consigo diferentes particularidades, a tarefa dos educadores não é, a de ensinar as crianças alguns conceitos fundamentais, ma sim, a de colocá-las em circunstancias favoráveis ao aprendizado.
Este trabalho tem por objetivo identificar as contribuições de alguns dos teóricos da psicologia para a área da educação tais como: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev. S. Vigotski.
Quem foi Sigmund Freud e suas contribuições para a Educação
Considerado o criador da psicanálise, Sigismund Schlomo Freud nasceu na Morávia, em 6 de maio de 1856. Freud era filho de um pequeno comerciante judeu chamado Jacob Freud. Fazendo um panorama geral da vida deste teórico vemos em sua história de vida um grande caminho percorrido para perpetuar a psicanálise. Formado em Medicina pela Universidade de Viena, desde os tempos da faculdade já era um grande pesquisador no laboratório de neurofisiologia. Ao se formar na universidade passou a trabalhar no Hospital Geral de Viena, e foi a partir do trabalho com Jean Martin Charcot que ele passou a conhecer a hipnose, a partir daí