Contabilidade empresarial e rotinas trabalhistas
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 ANALISE DA LEI COMPLEMENTAR 123 8 informaÁ„o cont·bil. 3.ed. S„o Paulo: Atlas, 13 APÊNDICES 13 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 13 ANEXOS 15 ANEXO A – Título do anexo 15
1 INTRODUÇÃO
Muitas famílias preservam seus patrimônios passando de geração a geração é o que chamamos de empresa familiar àquela que passa de “pai para filho”, ou seja, que passa por um processo de sucessão de um membro da família para outro, isso é muito comum nas empresas privadas.
Percebemos porque o tema “empresa familiar” é tão importante. Ele engloba quase que 100% das empresas privadas. No Brasil, um país de cultura paternalista, a importância desse assunto é ainda mais acentuada. Tratar da empresa pode ser tratar da família, e isso é uma das coisas mais desafiantes que existe. Afinal, quase toda família possui diferenças, conflitos e problemas. Muitos filhos não querem assumir a responsabilidade em dar seguimento aos projetos de vida fundados pelos pais justificando que têm outros projetos para seu futuro, onde algumas empresas acabam se extinguindo quando seu fundador se aposenta ou venha a falecer. As empresas que enfrentaram as limitações familiares deram um salto e prosperaram isso porque se conscientizaram que ninguém melhor para cuidar e dirigir os negócios que a própria família. Com a implantação do Simples Nacional, a legislação vai determinar sobre a forma de tratamento das micro e pequenas empresas, em seus aspectos fiscais e tributários, de acordo com a atividade desempenhada e onde a contabilidade se faz necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, segmento e da sua forma de tributação.
2 DESENVOLVIMENTO contabilidade empresarial e rotinas