retomada anafórica do objeto direto
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LETRAS
DISCIPLINA: MORFOSSINTAXE II
PROFESSORA: DINAIR BARBOSA DE FREITAS
OBJETO DIRETO
DANIELLE SODRÉ
Paragominas, PA. Novembro, 2011.
DANIELLE SODRÉ
OBJETO DIRETO
Artigo apresentado à disciplina Morfossintaxe II, ministrada pela professora Ms. Dinair Barbosa de Freitas, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Letras, da Universidade do Estado do Pará– UEPA.
Paragominas, PA.
Novembro, 2011.
RESUMO
Apresentar-se-á conclusões de um trabalho feito com relação à análise da retomada do objeto direto. Neste trabalho evidenciou-se que os alunos do 6º ano preferem retomar o OD usando o pronome reto a usar a norma padrão.
PALAVRAS-CHAVE: objeto direto, pronome reto, pronome oblíquo.
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda a utilização dos Pronomes Pessoais na retomada anafórica de Objeto Direto (OD), enfatizando o conflito entre a tradição gramatical, que considera somente os Pronomes Oblíquos como corretos na retomada anafórica de OD, em confronto com o exercício da língua escrita pelos escritores. O objetivo deste artigo é descrever como os alunos preenchem a posição do OD e discutir as formas de retomada do OD em seus textos, além de contribuir para ampliação de conhecimento desse tema, por apresentar resultados de análises de textos dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Belarmina Fernandes.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para que seja feita uma boa análise do material coletado, fazendo um paralelo das variedades encontradas nos textos com o “ideal” discutido nas gramáticas normativas, é necessário conhecer a respeito dos fatores sintáticos que serão analisadas. Para isso, irá se definir os termos coesão referencial (anáfora), objeto direto e