O QUE É BENCHMARKING
1. INTRODUÇÃO
O Benchmarking é um processo de aprendizagem para as empresas. Nele uma empresa observa o mercado e detecta outra que detenha a melhor prática administrativa na atualidade.
Após detectá-la, começa uma negociação entre as mesmas para que possam compartilhar conhecimentos, comparando-os com os procedimentos realizados na sua organização, gerando uma avaliação que mostrará os pontos a serem melhorados.
Tudo isso em virtude da busca pela excelência na qualidade dos processos e produtos oferecidos aos consumidores.
Esta prática é bem vista por ser considerada “um atalho seguro para a excelência, com a utilização de todo um trabalho intelectual acumulado por outras organizações evitando erros e armadilhas no caminho”.
2. HISTÓRICO
A competitividade mundial aumentou acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas a um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo para assumir uma posição de liderança no mercado onde atua.
Neste cenário, o benchmarking surgiu como um meio de obter informações que propiciam a aprendizagem, a fim de corrigir problemas empresariais.
Nesta área os japoneses se destacam. Os mesmos utilizam uma palavra chamada “dantotsu” que significa lutar para tornar-se o “melhor do melhor”, que consiste em procurar encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes.
Esse conceito vem se fortalecendo em uma nova abordagem de planejamento estratégico.
Após a segunda Guerra Mundial, os produtos americanos começaram a ser exportados para o Japão, como Chicletes, Coca-Cola e o Jeep. Esta presença levou os japoneses a visitarem os Estados Unidos, movidos pela curiosidade de conhecer o processo industrial sob o qual os americanos estavam envolvidos.
Os japoneses conheceram os processos e ao invés de copiá-los, os aperfeiçoaram continuamente até que seus produtos e serviços acabassem se tornando os melhores.